segunda-feira, 13 de agosto de 2012


O castelo de Neuschwanstein (“Novo Cisne de Pedra”), localizado na região sul da Alemanha, a Bavária, serviu de inspiração para a Disney criar o castelo da Cinderella, no desenho animado e no seu parque temático.
Foi idealizado pelo Rei Ludwig II, que reinou na região no final do século XIX. O rei morreu tragicamente, antes da conclusão do seu belo castelo.
Neuschwanstein não é um castelo comum. Trata-se de um lugar inspirado pela fantasia. Seu projeto não foi feito por um arquiteto, mas por um projetista de cenários para peças de teatro. A própria localização do edifício é um pouco mágica: fica próximo a um precipício, em frente a um lago, cercado por montanhas cujas florestas mudam de cor ao longo das estações.
O Rei Ludwig II era um grande admirador das artes, e conta-se que tinha uma personalidade sensível e emotiva. Construiu o castelo para servir de refúgio, para ter um lugar onde isolar-se do mundo – hoje, é um dos edifícios mais visitados do planeta.
Muitas das salas do castelo são inspiradas em óperas do compositor alemão Richard Wagner, a quem o rei muito admirava e de quem era amigo pessoal. O cisne foi escolhido como símbolo do castelo para homenagear o Cavaleiro do Cisne, Lohengrin, antiga lenda que inspirou Wagner a criar uma ópera de mesmo nome.

Sem comentários:

Enviar um comentário